Thursday, January 25, 2007

NOSTALGIA DO TERROR: PARADA OBRIGATÓRIA PARA OS FÃS DE KRIPTA


Em textos que postei anteriormente, comentei sobre a revista Kripta, publicada pela RGE. Apesar de ter deixado muitos fãs com saudades, esse material jamais foi republicado no Brasil. Certa vez, enviei um e-mail para a Mythos Editora, sugerindo que eles republicassem esse material. Recebi uma resposta do editor Hélcio de Carvalho, um dos donos da Mythos, que gentilmente me explicou que eles já cogitaram essa possibilidade, mas que esbarraram num problema: eles não conseguiram entrar em contato com o atual detentor dos direitos sobre esse material. A editora que publicava esse material nos Estados Unidos, a Warren, faliu no início da década de 1980, e o material publicado por ela foi vendido para diferentes editoras. A Harris, uma outra editora, adquiriu os direitos sobre várias personagens da Warren (dentre as quais Vampirella e Rook, um viajante do tempo), publicou versões “atualizadas” (lê-se “descaracterizadas”) e acabou perdendo os direitos de novo, que ao que parece, foram readquiridos pelo empresário James Warren.

Para os que querem matar saudades de Kripta ou mesmo conhecer esse fantástico material, a dica é o site Nostalgia do Terror, criado pelo colecionador Ulisses Azeredo. O trabalho do Ulisses além de ser uma verdadeira prova de amor pelos quadrinhos, também é referência obrigatória para os pesquisadores da área. Nesse site, ele faz um resgate histórico das diversas publicações em quadrinhos de terror que já foram lançadas no país. Uma das seções do site até disponibiliza em arquivos PDF algumas das histórias que foram publicadas nessas revistas, dentre as quais, a saudosa Kripta. O endereço do site é:
http://www.nostalgiadoterror.com
A propósito, a imagem que ilustra esse texto é de uma história desenhada pelo espanhol José Ortiz, conhecido por seus trabalhos em Tex e Mágico Vento. No Brasil essa história foi publicada com o título de A noite dos dementes.

Wednesday, January 24, 2007

LEMBRANDO ELY BARBOSA



Como já foi informado no Blog dos Quadrinhos, do jornalista Paulo Ramos, e no Universo HQ, o desenhista Ely Barbosa faleceu. Ele foi uma das poucas personalidades dos quadrinhos nacionais que conseguiu produzir quadrinhos de sucesso comercial. Sei que muita gente vai dizer: "Bah! Ele não fez tanto sucesso quanto o Maurício de Sousa! Ele não estava com essa bola toda!" Sem dúvida, o Maurício foi bem mais sucedido, mas isso não anula os méritos e conquistas do Ely Barbosa. Ele pode não ter feito tanto sucesso quanto o Maurício, mas foi um dos pouquíssimos que chegou mais perto.
Foi um dos poucos desenhistas a montar um estúdio próprio, que empregou uma equipe para produzir revistas em quadrinhos de grande tiragem. Do seu estúdio saíram quadrinhos com personagens Hanna-Barbera para a Rio Gráfica e Editora,os gibis Os Trapalhões e As aventuras do Didi, publicados pela Bloch Editores, e seus personagens tiveram títulos próprios publicados pela RGE e pela Abril. Não bastasse tudo isso, foi do seu estúdio que saiu o famoso comercial da DDDrin, com a dança das baratas, e os Amendoins, símbolos da geléia de amendoim Amendocrem. Nos últimos anos, ele estava mais envolvido com a criação de livros infantis para a editora FTD. Trocar o mercado dos gibis pelo mercado dos livros infantis (muito menos instável) é algo que Ziraldo já fez (o criador do Menino Maluquinho não consegue repetir nas bancas de revistas o mesmo sucesso que alcança nas livrarias).
Acredito que ele será mais lembrado como publicitário do que quadrinhista. Numa coisa, acho que ele conseguiu superar o Mauricio: o TV Tutti Frutti, programa infantil com bonecos, exibido pela TV Bandeirantes, era muito mais bem produzido do que a maioria dos desenhos animados com a Turma da Mônica.
Creio que o Ely não teve o reconhecimento que merecia,pois muita gente o via apenas como "um imitador do Mauricio de Sousa" (coisa que ele NÃO era)ou apenas como sendo "o irmão do novelista Benedito Ruy Barbosa".
Quando eu ainda era adolescente conheci o estúdio dele. Eu havia sido convidado para fazer um estágio como roteirista, mas acabei perdendo o interesse,pois eu praticamente tinha que pagar para ir trabalhar lá (eu morava em São Caetano e o estúdio dele era na avenida Indianapolis, perto do aeroporto de São Paulo) , precisava pegar três conduções.Na época, eu ainda estava na escola,cursando a oitava série durante o período vespertino (era complicado sair do estúdio a tempo de chegar na escola e e não consegui transferência para o noturno). Mas conheci alguns profissionais, dentre os quais, o Vanderlei Feliciano, letrista e artefinalista, e o Aparecido Norberto ("Cidão"), desenhista que depois trabalhou na Abril Jovem,desenhando quadrinhos Disney. Um dos roteiristas que trabalhava lá era o Mascarenhas, que faz a voz do Xaropinho no Programa do Ratinho.
Creio que no pouquísimo tempo que fiquei ali devo ter aprendido alguma coisa. Uns dois anos depois eu consegui vender alguns roteiros de histórias do Peninha e do Morcego-Vermelho para a Abril Jovem, na época em que essa editora ainda investia na criação de quadrinhos Disney por artistas brasileiros. Pois é, já houve uma época em que havia diversos estúdios produzindo revistas em quadrinhos no Brasil e pagando (ainda que pouco) por isso.

Thursday, January 18, 2007

BLOG DOS QUADRINHOS E HISTÓRIA DA EBAL



Hoje vou divulgar o trabalho de dois colegas,grandes estudiosos dos quadrinhos. Um é o jornalista e professor Paulo Ramos, criador do "Blog dos quadrinhos" e o outro é o também jornalista Rodrigo Arco e Flexa, que defendeu um mestrado sobre a História da EBAL, que já comentei num texto anterior que postei neste blog.

O "Blog dos quadrinhos" é praticamente um portal de informações sobre tudo que se relaciona a quadrinhos e artes afins (cartum, caricatura, charge...). Tanto o design quanto o conteúdo é feito com extremo profissionalismo. Enfim, referência obrigatória para fãs, estudiosos e profissionais da área. O endereço do "Blog dos quadrinhos" é:
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/


Quanto ao trabalho do Rodrigo, tenho certeza que muita gente que leu meu texto anterior sobre o mestrado dele ficou curiosa para ler o trabalho. Pois bem, o trabalho dele sobre a EBAL está, FELIZMENTE, disponível on line. Abaixo, trecho da mensagem enviada pelo Rodrigo:
Escrevo para divulgar o lançamento online do meu mestrado – “SUPER-HERÓIS DA EBAL: a publicação nacional dos personagens dos comic books dos EUA pela Editora Brasil-América (EBAL), décadas de 1960 e 1970” – no Banco de Teses da ECA-USP, em formato PDF (arquivo de 25MB).
O trabalho está disponível no link
O link indicado foi extraído de verbete sobre o trabalho, incluído na seção de teses/pesquisas defendidas em 2006 em Ciências da Comunicação ECA-USP, letra “F”, que está em: http://poseca.incubadora.fapesp.br/portal/comunicacao/outros-ccom/dados/f/).

Wednesday, January 10, 2007

A COMUNIDADE DOS QUADRINHOS NA INTERNET


O norte-americano Josh Roberts teve uma daquelas idéias simples, mas brilhantes, daquelas que você diz: "Por que não pensei nisso antes?!" Inspirado no My Space, ele resolveu criar o ComicSpace, a comunidade dos quadrinhos na Internet. O Comic Space reune tanto profissionais da área quanto os aficionados.
O Brasil já é o terceiro país com maior número de membros no Comic Space, só perde para os Estados Unidos e Canadá.
Em geral, não gosto de entrar em comunidades na Internet, mas nesse caso resolvi abrir uma exceção.
Para visitar o meu espaço na comunidade, basta clicar no link abaixo:
http://www.comicspace.com/tulio_vilela/