Friday, December 23, 2005

Cartuns com super-heróis


Vou aproveitar o espaço para republicar alguns cartuns que fiz anos atrás. A maioria deles apareceu primeiro no Gibindex, depois no Fotolog. Eu assinava "Marco Túlio", que é o meu primeiro nome, um nome composto, mas depois, por causa da minha colaboração no livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, adotei o nome "Túlio Vilela" para assinar textos. "Vilela" é o meu sobrenome e quase todo mundo que me conhece me chama por "Túlio".
Este cartum com o nosso amigo Homem-Aranha eu fiz quando ainda estava na faculdade. Acho que fiz em 1997 ou 1998, não tenho certeza. A colorização foi feita pelo meu amigo Rubens Menezes, criador do Gibindex, a enciclopédia dos quadrinhos na Internet.

Este desenho foi feito em 1997 e apareceu pela primeira vez no Gibindex. A idéia era fazer um cartum parodiando o Batman mas que NÃO repetisse duas piadas manjadas: a do Batman e Robin como casal gay e aquela do Batman encontrando o Batmóvel com os pneus roubados. E claro: queria um pretexto para desenhar algumas das mulheres mais interessantes de Gotham City... O colorido e o letreiramento são do Rubens Menezes.


Outro cartum de 1997.











Quem disse que super-heróis do segundo escalão não são passíveis de serem satirizados? Pra quem não conhece, esses são o Hawkman e a Hawkwoman, personagens dos quadrinhos que já apareceram também nos desenhos-animados dos Superamigos e da Liga da Justiça. No Brasil, eles receberam uma porrada de nomes: Falcão da Noite; Gavião Negro; Homem-Águia; Mulher-Águia; Mulher-Gavião... Nossos tradutores ainda não chegaram a um acordo. Sem falar naqueles que os confundem com o Homem-Pássaro (Birdman) e a Mulher-Pássaro (Birdwoman) dos antigos desenhos da Hanna-Barbera. Pra variar: texto e desenho de Marco Túlio, letras e cores do Rubens.

Túlio Vilela, formado em história pela USP, é professor da rede pública do estado de São Paulo e um dos autores do livro Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula (Editora Contexto).