Tuesday, August 01, 2006

MAIS FALCÃO NOTURNO





Na minha modesta opinião, Marvel Max é a melhor revista em quadrinhos publicada atualmente pela Panini. Isso apesar de eu ser um dos poucos leitores da revista que NÃO gostava da série Alias, escrita por Michael Brian Bendis e desenhada por Michael Gaydos (falarei mais disso em outra postagem). Como já comentei numa postagem anterior, o melhor da revista é a minissérie do Falcão Noturno, roteirizada por Daniel Way e desenhada por Steve Dillon. O ritmo e a narrativa da história lembram mais alguns quadrinhos japoneses do que outros quadrinhos norte-americanos: linguagem cinematográfica, texto enxuto, muita ação... Quanto aos desenhos, o estilo do Steve Dillon chega a lembrar o estilo do Dave Gibbons em Watchmen, ou seja, arte limpa, excelente caracterização, cenários realistas e imagens fortes.
Estou aguardando com ansiedade o próximo número que deve chegar ás bancas no final deste mês. Enquanto não chega, reparem na homenagem que o Steve Dillon prestou a uma capa de um antigo gibi do Homem-Aranha, que foi reaproveitada numa coletânea do herói aracnídeo. Minha dúvida é se essa capa foi desenhada pelo John Romita Senior ou pelo Ross Andru.
Túlio Vilela, formado em história pela USP, é professor da rede pública do Estado de São Paulo e um dos autores de “Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula” (Editora Contexto).