Thursday, January 24, 2008

MOMENTO NOSTALGIA 2: RGE, ABRIL E EBAL


Esse foi outro gibi que me marcou a infância: Super-Heróis Marvel número 19. Um parente era dono de uma banca de jornal no centro de São Caetano e ganhei esse gibi dele. Me lembro que nesse dia, eu estava acompanhando minha mãe nas compras de supermercado. Era um número atrasado de Super-Heróis Marvel da RGE, porque a banca desse parente vendia também gibis usados.
O gibi inteiro trazia uma aventura completa do Aranha. Foi a primeira vez que vi um gibi do Homem-Aranha onde o herói era chamado durante a aventura inteira simplesmente de "Aranha". Nessa história, o Aranha viajava com uma agente loira da Shield para a Transilvânia. Acho que o objetivo da missão era encontrar uma cura para o Homem-Lobo. O Monstro de Frankenstein também aparecia na história. A capa com uma cena onde o Aranha e o Homem-Lobo se enfrentavam, caindo para fora da janela (quebrada durante a luta) do castelo de Frankenstein é uma lembrança marcante. Gostava das cores berrantes (o vermelho e azul do uniforme do herói e o fundo negro da capa).Gostei muito daquela mistura de super-heróis com terror. Pra completar o clima, a revista trazia no interior um anúncio de outra publicação saudosa da RGE: Krypta.
A RGE era a segunda maior editora de quadrinhos no início dos anos 1980, só perdia para a Abril. Suas revistas eram anunciadas na Rede Globo (quando aparecia banca de jornal em cena de novela global só trazia revista da RGE). Na época, a RGE publicava, além de Krypta e dos heróis Marvel, títulos de personagens da King Features (Fantasma; Mandrake e Recruta Zero); Mortadelo e Salaminho (que na época, só li dois gibis, mas que gostaria de ter lido mais...); quadrinhos infantis brasileiros do Ely Barbosa (Cacá e sua turma; OsIncríveis Amendoins...) e traduções de personagens infantis da Harvey Comics (Riquinho, Bolota, Brotoeja...). De tudo isso, li um pouco. Tinha também uma versão em quadrinhos do Sítio do Pica-Pau Amarelo que ganhava de dez a zero da atual, principalmente nos desenhos.
Uma coisa que eu já percebia na época era que os gibis da Abril tinham um papel de qualidade melhor (RGE e Bloch imprimiam o miolo em papel jornal). A EBAL ainda publicava, mas a distribuição era péssima. Era raro encontrar gibis dela nas bancas da cidade onde eu morava. Algumas bancas traziam,outras não. Acho que essa foi uma das razões de porque os heróis da Marvel ficaram bem mais populares entre os leitores do que os da DC. Na época, a EBAL já estava meio moribunda, mas, nas raras vezes, que os gibis dessa editora chegaram em minhas mãos, dava para perceber que eram especiais: em termos de gibis coloridos, eram os que tinham o melhor papel(um dos primeiros gibis da EBAL que li foi um formatão colorido trazendo o crossover Batman e Hulk). O letreiramento feito com fotocomposição ou letraset também era um diferencial da EBAL. Eles usavam uma fonte em negrito, mas com "caixa alta e baixa" (maiúsculas e minúsculas) e não apenas maiúsculas como ocorre na maioria dos quadrinhos. Alguém sabe qual fonte a EBAL usava para letreirar os quadrinhos nos anos 1980?

2 Comments:

At 5:09 PM, Blogger jeanokada said...

Não sou expert em fontes, mas olhando aqui uns gibis da Ebal dos anos 80, me parece que a fonte usada era Arial.

 
At 9:22 AM, Blogger Túlio Vilela said...

Oi, Jean!
Obrigado pela dica! bom vê-lo aqui. Apareça sempre.
Abraço!

 

Post a Comment

<< Home