WHEN WE'LL WATCH THE WATCHMEN?
Esta imagem eu encontrei no site oficial da adaptação cinematográfica de Watchmen, que está sendo dirigida pelo Zack Snyder ( mesmo diretor de 300), com estréia prevista para 2009. Isso mesmo, a Nova York de Watchmen, com a banca de jornais onde Walter Kovacs, o Rorschach comprava o seu jornal direitista predileto, o New Frontiersman, e aquele garoto ficava lendo de graça o gibi Contos do Cargueiro Negro. Não quero ser precipitado, mas este cenário fiel aos quadrinhos nos dá esperanças de assistirmos a uma adaptação decente da obra de Alan Moore e Dave Gibbons. É um sonho de adolescência se transformando em realidade.Futuramente pretendo postar um texto sobre o Alan Moore neste blog, mas sem aquela "rasgação de seda" que os idólatras costumam fazer por aí. Sem dúvida, o Moore possui um impressionante domínio técnico da narrativa e é um roteirista muito acima da média (que convenhamos, é bem baixa dentro da área dos quadrinhos). O problema é que o Moore é tratado como um deus e ninguém se atreve a fazer uma análise mais crítica do seu trabalho. As histórias dele são envolventes, fantásticas, mas possuem alguns pontos bastante discutíveis dos quais falarei mais a respeito em uma futura postagem.
CLARK VERSUS CLARK : SUPERBOY VERSUS VANDAL SAVAGE?
Na última terça-feira (27/11/2007), o canal Warner exibiu o episódio da nova temporada de Smallville em que o o ator Dean Cain, que fazia o papel do Super-Homem no seriado Lois e Clark, interpeta um vilão cujo nome possui as mesmas inicias de Clark Kent: o doutor Curtis Knox. Segundo boatos que rolam na Internet, o vilão interpretado por Cain seria, na verdade, Vandal Savage, que, nos quadrinhos, é um dos principais inimigos da Liga da Justiça. "Curtis Knox" seria, portanto, apenas um nome falso adotado por Savage. Faz sentido. Pois o vilão mostrado no episódio de Smallville também é imortal, tendo testemunhado até as Cruzadas. Sei que muita gente torce o nariz para o seriado Lois e Clark e que,alguns críticos, consideram Cain o pior ator que já interpretou o Homem de Aço. Injustiça! O seriado Lois e Clark era nas primeiras temporadas bastante divertido e com elementos do primeiro seriado de TV (estrelado por George Reeves, e a respeito do qual já postei um texto neste blog) e dos quadrinhos do herói na fase em que as aventuras eram escritas e desenhadas por John Byrne. O que estragou a série foi quando Lois e Clark pararam de brigar e se tornaram noivos. os roteiristas não sabiam mais o que fazer. Caso quase idêntico ao que aconteceu com outro seriado de TV, A gata e o rato, estrelado por Cybill Shepherd e Bruce Willis. Depois que a dupla de detetives parou de brigar e resolveram se casar,o seriado caiu em qualidade e audiência. Só mesmo na ficção televisiva para casais pararem de se brigar depois que se casam...
Lembro que quando Lois e Clark começou a ser exibido no Brasil, o pessoal comentava que Dean Cain tinha "cara de mexicano". Na verdade, o ator é de ascendência japonesa por parte do pai. O nome verdadeiro do ator é Dean George Tanaka e antes de iniciar a carreira de ator era jogador de futebol americano.Pode ser que Cain não seja tão parecido com o Super-Homem quanto outros atores que interpretaram o herói, mas ele tinha carisma e senso de humor. Um outro herói dos quadrinhos que, caso seja adaptado para o cinema, poderia muito bem ser interpretado por Cain é o Capitão Marvel original (SHAZAM!). Cain se parece mais com o Capitão Marvel do que com o Super-Homem. Só faltaria escolher um ator para o Billy Batson, o jovem que ao gritar "SHAZAM!" se transforma no "mortal mais poderoso da Terra".
QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA?
Reparem nas semelhanças entre essas três capas dos respectivos números um das seguintes revistas em quadrinhos: a Action Comics, de 1938, que marca a estréia do Super-Homem, a Whiz Comics, que marca a estréia do Capitão Marvel (SHAZAM!) e de uma republicação da primeira revista da Mônica, lançada originalmente em 1970.
A capa que marca a primeira aparição do Capitão-Marvel chega a parecer uma seqüência da capa do primeiro gibi do Super-Homem. Na capa do gibi de 1938, o Super-Homem aparece erguendo um carro, na capa do gibi de 1940, o Capitão Marvel arremessa um carro, na capa do gibi de 1970, a Mônica ergue o carrinho de rolimã que o Cebolinha está dirigindo. A semelhança entre as capas da Action Comics e da Whiz Comics pode ter sido um dos fatores que levou a DC a processar a Fawcett Publications, alegando que o Capitão-Marvel seria um plágio do Super-Homem.
A capa do gibi da Mônica guarda outras semelhanças com a capa da Action Comics: ambas possuem um fundo amarelo e são as capas dos primeiros números de revistas que revolucionaram o mercado de quadrinhos de seus respectivos paises.
ROTEIRO MEU PARA UMA HISTÓRIA DISNEY
Quando ainda estava no colegial, cheguei a vender alguns roteiros para os quadrinhos Disney que eram publicados pela Abril. Vendi duas histórias do Peninha e duas do Morcego-Vermelho (cuja identidade secreta é o próprio Peninha), mas só vi uma delas publicada. O título original da história era algo como "Surge o cometa", mas o editor alterou para "Golpe de mestre". Saiu publicada no gibi da Margarida, número 168, em janeiro de 1993. Trata-se de uma típica história "tapa- buraco", daquelas para prencher o miolo da revista, bem curtinha, onde um novo vilão, o Cometa (uma paródia ao Flash da Liga da Justiça) aparece, mas é derrotado facilmente no final. Não é o tipo de coisa que Alan Moore ou o Neil Gaiman escreveriam, mas foi o meu primeiro trabalho publicado em uma grande editora, e recebi por isso. Recentemente, descobri num site, que essa história foi republicada na Itália com o título de Paper Bat contro Meteor. "Paper Bat" é como os italianos chamam o Morcego-Vermelho. Quem acabou desenhando a história foi o excelente Aluir Amâncio, que já havia trabalhado no estúdio do Mauricio de Sousa e que hoje trabalha para as editoras norte-americanas. Ele seguiu fielmente os mus esboços, inclusive o uniforme do Cometa. A única alteração foi que nos meus esboços eu havia feito o Cometa bem baixinho, um tampinha, e o Amâncio o desenhou alto e fortão, mais ao estilo da Marvel.
Informações sobre essa e outras histórias Disney podem ser encontradas no seguinte site:
http://coa.inducks.org
ORIGINAL DE MARCOS TETELLI SENDO LEILOADO NA INTERNET
Já falei do desenhista Marcos Tetelli num post anterior. Trata-se de mais um exemplo de talentoso artista brasileiro que ainda não teve o reconhecimento que merece. O que nem ele sabia é que originais de paginas que ele desenhou estavam sendo vendidos na Internet. Detalhe: em dólares ou euros. Um exemplo é esta página que ele desenhou para a Continuity, a editora do Neal Adams (artista famoso por ter desenhado aquelas histórias do Lanterna Verde e Arqueiro Verde no início da década de 1970, recentemente republicadas aqui pela Panini). Maiores informações sobre a venda dessa página desenhada pelo Tetelli podem ser encontradas no link seguinte:
http://cgi.ebay.fr/Superbe-Planche-originale-de-Marcos-Tetelli-sur-Kane_W0QQitemZ180128828433QQihZ008QQcategoryZ24401QQcmdZViewItem