Wednesday, December 28, 2005

JENIFER, UMA HISTÓRIA DE ARREPIAR


Kripta é uma revista em quadrinhos que deixou saudades. Também é uma revista difícil de ser encontrada nos sebos. E quando é encontrada, quase sempre sendo vendida por um preço salgado. Infelizmente, nenhum editor brasileiro resolveu republicar os quadrinhos da Warren, extinta editora norte-americana. No entanto, em 2005, uma das mais clássicas histórias já publicadas pela Warren foi adaptada para a televisão por Dario Argento, prestigiado diretor italiano de filmes de terror. Trata-se de Jenifer, história escrita pelo roteirista Bruce Jones (que já escreveu várias histórias de Conan, Kazar e do Incrível Hulk), desenhada pelo “mestre do terror” Berni Wrightson e publicada no número 63 da revista Creepy, lançada em julho de 1974.

A parceria de Jones e Wrightson produziu uma das mais impressionantes histórias de terror já feitas nos quadrinhos. Jones com um roteiro aparentemente simples, mas envolvente e cheio de reviravoltas. Wrightson com seu incrível conhecimento de sombra e luz, imprimindo volume às personagens. Em resumo, trata-se da história de um sujeito que salva a vida de uma garota, a tal Jenifer, mas o que ele não imaginava é que a vida dele ia se transformar num inferno por causa disso.Fisicamente, Jenifer é o que a nossa gíria popular chamaria de "Raimunda", apesar do corpo escultural, o rosto dela é monstruoso, não bastasse isso, ela é sedenta por sexo e sangue. Seria uma vampira? Uma alienígena? Ou apenas uma criança que nasceu deformada e foi abandonada? A resposta para esse mistério, Jones e Wrightson deixaram para a imaginação do público.Independente da explicação (ou falta de uma) para a origem de Jenifer, a história é um verdadeiro espetáculo de síntese e narrativa visual.
Pois, foi justamente essa história que o diretor Argento resolveu adaptar para um dos episódios da série de televisão Masters of Horror, produzida pela rede norte-americana Showtime Networks. Trata-se de uma série na qual cada episódio é dirigido por um cineasta convidado e todos os cineastas convidados são especialistas em filmes de terror. O roteiro foi adaptado por Steven Weber. o resultado final dividiu a crítica: para uns, o filme é repugnante e previsível, para outros, é um dos melhores do gênero, mas não para “todos os estômagos”. Quem quiser ver na íntegra a história em quadrinhos que inspirou o filme, pode encontra-la no Data Junkie, um excelente blog , cujo autor vive em São Francisco, na Califórnia. Basta acessar o link: http://datajunkie.blogspot.com/2005/12/brief-berni-wrightson-retrospective.html

Também vale a pena conferir trechos uma entrevista com o desenhista Berni Wrightson que foi publicada no número 4 da revista Comic Book Artist :

http://www.twomorrows.com/comicbookartist/articles/04wrightson.html

Túlio Vilela, formado em história pela USP, é professor da rede pública do estado de São Paulo e um dos autores do livro Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula (Editora Contexto).