Saturday, January 07, 2006

UM TRISTE DESTINO PARA A HUMANIDADE ou "ESTÁ UMA DELÍCIA! VOCÊ QUER MAIS UM PEDAÇO?"


Nunca me esqueci da primeira vez que li Kripta. Minha irmã adorava filmes de terror. Certa vez, ela pegou emprestado dois exemplares da Kripta. Um deles, o número 29, trazia uma garota montada nas costas de um monstro. A imagem da capa que estou postando encontrei no Arremate, aquele site que promove vendas e leilões pela Internet.A primeira história era impressionante. Se passava num futuro não muito distante, no qual Nova Jérsei estava em ruínas e era habitada por humanos selvagens que andavam seminus. Não, não era o Planeta dos Macacos. O roteirista havia imaginado um futuro muito PIOR para a humanidade. Nessa história, quem dominava a Terra era uma raça de origem alienígena, com aparência monstruosa: gigantes de três metros com traços de gorila e de réptil. Usavam roupas, eram inteligentes, detinham tecnologia superior à nossa e ...comiam CARNE HUMANA! Os humanos domésticos eram criados e engordados em matadouros e a carne humana era uma iguaria apreciada em TODA A GALÁXIA! As personagens principais eram uma garota que nasceu num desses matadouros e um monstro que trabalhava lá como psicólogo de animais, no caso, animais humanos. A garota não tinha amigos entre os outros humanos e via no psicólogo monstro uma figura paternal. Comovido, o monstro resolve salvar a vida da garota e deixá-la nas ruínas de Nova Jérsei, onde vivem os humanos selvagens. A dupla é atacada pelos humanos selvagens e ao se defender, o psicólogo aproveita para "fazer uma boquinha", devorando um dos humanos. Eles são encontradas pelas autoridades. A garota acaba indo para a panela... LITERALMENTE! No final, ela é servida numa bandeja, num almoço do qual participam o psicólogo que pretendia salvá-la e o chefe dele. A história não mostra como ou quando os monstros dominaram a Terra. Terá sido uma invasão? Ou eles já encontraram a Terra devastada por uma guerra nuclear? Fica o mistério.
Essa história foi publicada originalmente no número 90 da revista Eerie (fevereiro de 1978). Foi escrita por Bob Toomey e desenhada pelo espanhol José Ortiz. O título original é The Fianchetto Affair Or: A Matter Of Great Delicacy.
Se você ficou impressionado com essa história, imagine eu , que tinha apenas uns nove anos quando a li pela primeira vez. A história faz a gente pensar nos direitos dos animais, na arrogância da espécie humana e quase te convence a virar vegetariano.

Túlio Vilela, formado em história pela USP, é professor da rede pública do estado de São Paulo e um dos autores do livro Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula (Editora Contexto).